O Limiar do Lactato no Exercício Anaeróbico para Aumento do Desempenho Físico


Quando ocorre aumento da intensidade física durante uma atividade como a corrida, por exemplo, os níveis sanguíneos de ácido lático acumulam exponencialmente. O aumento considerável decorrente disso até uma determinada faixa é chamado de limiar do lactato ou, como também é conhecido, limiar anaeróbico.
O aumento do desempenho físico está intrinsecamente vinculado com a capacidade de o atleta impor níveis de força e intensidade maiores que os habituais e suportar a produção de lactato decorrente dos processos anaeróbicos. A concentração sanguinea de lactato está diretamente ligada ao desempenho do atleta, quanto mais lenta a acumulação do lactato maior será seu rendimento, uma vez que o acúmulo de íons hidrogênio, provindo da dissociação do ácido lático a lactato, aumenta a acidez muscular causando problemas durante o exercício físico relacionados à contração muscular e limitando a capacidade máxima de esforço.
A acumulação do lactato é explicada pela via bioquímica da degradação da glicose, a qual é convertida em duas moléculas de piruvato. Quando o metabolismo anaeróbico é exigido durante um exercício mais intenso para produção de energia, a via é direcionada para produção do lactato a partir do piruvato.
Com o treinamento apropriado o atleta consegue suportar o aumento da produção de lactato e diminuir seu tempo de eliminação. O subseqüente efeito é o aumento da intensidade física por maior tempo.  Em consequência disso o lactato é um indicador importante de treinamento.  
Partindo do conhecimento dos processos fisiológicos, bioquímicos e mecânicos que regem a atividade física o profissional biomédico tem todo recurso científico necessário para acompanhar atletas em treinamento na monitoração dos níveis de lactato durante um programa específico de exercício para ditar seu andamento, assim como o desenvolvimento de kits e dispositivos para a dosagem do mesmo, que de grande valor na área esportiva, auxilia o atleta, seja ele de elite ou não, para o aperfeiçoamento de sua capacidade física. 


Referências Utilizadas:


Utilizando o limiar de lactato no treino de atletas de longa duração -http://educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=361&Itemid=2

Limiar Anaeróbico em Treinamento de Longa Duração http://www.informaluiz.com.br/por/download/limiar_anaerobio_treinamento_longa_duracao.pdf

Autor: Wellington Bernieri, estudante de Biomedicina

Orientador: Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.