Oportunidade do Biomédico na área esportiva


         A biomedicina é um dos setores profissionais da área da saúde que mais oferece dinâmica de trabalho, devido às diferentes especialidades que o biomédico pode atuar, no entanto quando mencionado o termo biomédico a primeira imagem que nos vem à cabeça é de um profissional sentado atrás de um microscópio, seja em analises clinicas ou pesquisas cientificas.
         A perfeita definição para as característica de um biomédico é do profissional líder, critico e curioso a serviço da saúde e da ciência, capaz de derrubar barreiras e promover a transformação e evolução do corpo humano. Partindo desse principio e focando o homem moderno com estilo de vida sedentária presente em nossa sociedade, biomédicos iniciam a ciência do esporte, desenvolvendo estudos e demonstrando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada tem para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.
         Quando o assunto é esporte e atividades físicas, qual a primeira imagem que vem a sua cabeça? Corpo perfeito? Saúde? No entanto, não existe corpo perfeito sem que antes haja saúde, não da forma correta. É importante iniciar um programa de atividade física regular e é fundamental a avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde e promoção do bem estar, de forma que a prática regular de exercícios aumente a confiança do indivíduo e as suas capacidades mentais, causando variações positivas de humor e diminuindo o risco de doenças crônicas ou ainda distúrbios metabólicos, fortalecendo o corpo humano e retardando o envelhecimento.
         Os profissionais biomédicos compreendem que nem sempre é fácil iniciar ou manter as atividades físicas, por esses e outros motivos eles vem desenvolvendo métodos de estímulos, ou seja, métodos ergogênicos, para se iniciar ou ainda aumentar a capacidade de vencer limites e quebrar barreiras. Pode se dizer que o biomédico conseguiu valor quando o assunto é esporte, não só em relação a resistência que o corpo humano tem e pode criar, mas como esse processo pode ser facilitado a cada individuo se estudado e analisado de perto seu estado físico, emocional e mental.
Baseado na disciplina ‘Biomedicina do Exercício no Esporte’ ministrada pelo Prof. Dr. André Bellin Mariano

Aluna: Cinthya Coltro, Biomedicina
Orientador: Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.