Projeto Social-Educacional através do cultivo das microalgas em fotobiorreatores


A Prof. Vera Lucia Bellin Mariano desenvolve o projeto PDE com a temática do 'Cultivo de Microalgas em Fotobiorreatores' sob minha orientação. Através da prática do ensino da ciência, alunos de todas as idades estão envolvidos em atividades de coleta de amostras de águas na região de Ibaiti (interior do Paraná). Essas amostras são estudadas através da observação em microscópio ótico e as microalgas presentes são identificadas.



Além da observação direta, esse material é submetido ao cultivo em fotobiorreatores de diferentes configurações para a produção de biomassa. Todo o material é floculado e a produção quantificada. Esse processo permite também a discussão do potencial biotecnológico das microalgas em relação a produção de biocombustíveis.

O projeto identificou inúmeras espécies de microalgas com potencial biotecnológico em toda a região de Ibaiti - Paraná

Biomassa úmida de microalgas produzida através do cultivo em fotobiorreatores

O Projeto teve início em Junho de 2010 e desde então os resultados do trabalho são publicados diariamente em um blog que hoje contabilizam 71.758 visitas únicas. 
A última atividade realizada no projeto da Prof. Vera Mariano pode ser acompanhada neste link: <Atividade>. Alunos do projeto Paraná Alfabetizado da região do São Roque do Pico em Ibaiti tiveram o primeiro contato com Ciência através da observação de águas coletadas na região em que vivem. Observaram pela primeira vez na vida microorganismos em microscópio e identificaram várias espécies de microalgas. Amostras de microalgas cultivadas em fotobiorretores foram avaliadas, bem como material publicado em eventos foram apresentados aos alunos.


Alunos do projeto Paraná Alfabetizado que participaram do projeto da Prof. Vera Mariano
(São Roque do Pico - Ibaiti - Paraná)

No final do Mês de Julho eu farei uma palestra para os alunos da Prof. Vera Mariano em Ibaiti. Para maiores informações, acompanhe diariamente o blog <blog>. Vou apresentar as microalgas como matéria prima para produtos biotecnológicos bem como ferramenta para o ensino da ciência e tecnologia. A palestra é destinada aos alunos de ensino médio e professores de todas as áreas do ensino da região de Ibaiti - Paraná. Contamos com sua presença.


André Bellin Mariano, D.Sc.
Gerente de Programas do NPDEAS - UFPR
Professor Colaborador do PIPE - UFPR
www.twitter.com/andrebmariano
www.about.me/andrebmariano